15/07/2023

Cartas de Max Heindel do Curso Superior de Astrologia - CARTA 05


REFERENTE À LIÇÃO 5 DO CURSO SUPERIOR DE ASTROLOGIA

ASSUNTO PROGRESSÃO DO MEIO DO CÉU E DO ASCENDENTE - CONT. (Veja nota final)

Querida(o) Irmã(o)

Esperei para escrever esta lição até ter recebido considerável número de respostas da 4a. lição com o objetivo de ver quantos estudantes resolveriam o problema proposto, pois o conhecimento das dificuldades dos alunos ajudar-me-ia a esclarecê-las e dar-lhes exatamente o que precisavam saber. Todos resolveram a parte matemática; uma grande maioria além de ter acertado a data, fez apreciáveis esforços para delinear os efeitos do aspecto e dentre estes, alguns fizeram um trabalho excelente. Houve um pequeno número que foi displicente alegando que o que desejava era aprender e não analisar. Diante disso esclarecemos que seguiremos métodos similares. Todo plano de ensino que se limita a fornecer informações sem que o aluno tire dedução alguma do que lhe é ensinado, torna a mente preguiçosa, sem acuidade e penetração próprias.

Um sistema de ensino para ser eficaz deve estimular as ideias individuais por meio de perguntas sobre algo que vá além do conhecimento do aluno. Claro que tal sistema não é fácil para o discípulo. Mas há de se ter em conta que nada que valha a pena se aprende sem esforço próprio, mas tentando executá-lo ou alcança-lo é que desenvolvemos os poderes latentes. Assim cada novo problema resolvido nos facilitará a solução de problemas mais difíceis. Por esse motivo continuarei propondo tais questões e ainda às vezes tomarei a liberdade de fazer um equívoco com a esperança de que todos os estudantes me corrigirão.

Voltando à nossa pergunta: - Qual o efeito do progredido Meio do Céu em quadratura com Netuno?

Devemos considerá-lo a fundo, pois uma vez compreendido, este mesmo método de solução pode ser aplicado para analisar todas as configurações. O efeito é complexo e consiste em:

1. UM EFEITO GERAL que abrange todas os horóscopos sem levar em conta se Netuno está na 7a. ou 12a. casa.

2. Um efeito mais concreto baseado sobre a POSIÇÃO NAS CASAS e, por conseguinte, diferente do caso presente se a 7a. casa estivesse ocupada pelo planeta. (Saiba sobre as casas aqui)

3. Uma ulterior distinção baseada no cálculo do SIGNO e outros aspectos do planeta. Isso é totalmente individual.

4. É um fato que aprendemos mais adversidade que pela prosperidade  e quando uma aflição passou e o tempo curou as feridas por elas causadas, recolhendo os frutos já maduros, nos são de grande proveito as lições contidas nas penosas experiências e então bendizemos a vara que nos golpeou. Por isso a quadratura e os demais chamados maus aspectos produzem mais crescimento anímico que as boas configurações. Um êxtase de alegria possivelmente encherá nossos corações e parece elevar-nos até o verdadeiro trono dos céus, onde nos banhamos em um oceano de inefáveis delícias; mas quando a excitante influência nos abandona, quando despertamos para a fria realidade das considerações do mundo, quão sombrio e triste é o contraste, como trememos ante seu contato! Por outro lado, os maus aspectos podem lançar nossa alma em verdadeiros abismos infernais. Num pequeno momento pode parecer que o auxílio não existe e a esperança nunca existiu. Mas quando a balança ascende e contemplamos a trajetória prateada da nuvem, a dor que cauterizou nossa alma com um marca imortal, nos traz, por contrastes, as belezas do plano de Deus e nos estimula a maiores esforços em seu serviço.

Por estas razões podemos concluir que a penosa experiência de uma quadratura contém uma lição necessária, cuja natureza procuraremos descobrir. Pedimos sua opinião sobre o motivo pelo qual o efeito do planeta na 12a. casa é diferente quando sua influência está perto do Ascendente do que quando está na proximidade da cúspide da 12a. casa.

Seu, mui fraternalmente, MAX HEINDEL

************************

OBSERVE que a partir da carta 5, Max Heindel se dirige ao estudante praticamente juntando a carta com a lição numa conversação aberta e fraternal. 

Tradução da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil (Se divulgar, favor manter os créditos)

NOTAS: 
1 - O horóscopo a que Max Heindel se refere em todo o Curso Superior de Astrologia é o do Dia do nascimento 12-09-1911 Lat.48 N Long. 122 Oeste - 0:50 AM

2 - Embora sejam citados páginas de obras a serem consultadas as cartas continuam válidas se nos prendermos ao aspecto espiritual de prestação de serviço aos demais que Max Heindel sempre enfatiza em suas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário