16/12/2023

Cartas de Max Heindel do Curso Superior de Astrologia - CARTA 12


REFERENTE À LIÇÃO 12 DO CURSO SUPERIOR DE ASTROLOGIA

ASSUNTO PROGRESSÃO DO MEIO DO CÉU E DO ASCENDENTE - CONT. (Veja nota final)

Querida(o) Irmã(o)

Havendo considerado a fase espiritual do horóscopo, que nos serve de exemplo e tendo tomado conhecimento dos obstáculos que deverão ser suplantados na vida daquela pessoa, vejamos quais são os pontos débeis, que no corpo físico requerem especial cuidado para conservar a saúde.

Saturno é o planeta de obstrução, não importa como ele possa estar aspectado. O ponto onde seus raios caem é sempre fraco, suscetível ao frio, e, conseqüentemente, sujeito à contração. Em nosso horóscopo, Saturno está colocado num signo fixo, Touro: sua elevação lhe dá grande poder e, podemos deduzir que o menino será propenso a resfriados e, também, que a garganta às vezes parecerá contrair-se e produzir uma sensação de estrangulamento. Como um planeta exerce um efeito subsidiário no signo oposto ao que está colocado, nós podemos deduzir que Júpiter em Escorpião também exercerá uma influência na garganta. A natureza geral deste planeta tende a produzir a dilatação onde quer que tenha domínio, e podemos esperar dilatação das amídalas nesta configuração.

Você conhece a conexão por afinidade entre os órgãos sexuais e os órgãos da fala e, como a voz do menino muda ao chegar a puberdade, com isso compreenderá o que pode acontecer a este moço. Nesta idade a garganta é sensitiva por natureza e, quando Júpiter aumenta as amídalas e Saturno contrai a laringe, com toda a probabilidade há de resultar uma condição muito penosa. Sem um conhecimento da Astrologia, a maioria das pessoas não pode compreender a natureza passageira desta condição e aqueles que ignoram o perigo oculto que pode acontecer pela extirpação das amídalas que por regra geral é feita por uma operação cirúrgica.

A Lua viaja pelo Zodíaco a uma velocidade, em média, de 12 a 13 graus por dia e, como na progressão dos horóscopos, um dia equivale a um ano, podemos dizer que a Lua progredida desde o nascimento até a morte viaja a velocidade de 12 a 13 graus por ano e, portanto, um grau aproximadamente por mês.

Assim pois, no curso de 28 anos circunda todo o horóscopo e forma todos os aspectos que podem ser formados com todos os planetas do horóscopo radical e, deste modo, pode recorrer durante duas ou três vezes o horóscopo na vida de um homem.

A puberdade começa com a idade em que a Lua progredida passa em oposição ao lugar natal, quando do nascimento da criança, aos 14 anos de idade. Neste horóscopo há 16 graus entre a Lua radical e Saturno radical.

Quando a Lua, por progressão, após 16 meses alcançar Saturno, formará com este planeta uma conjunção e, então, os problemas da garganta deste menino começarão, porém é um aspecto passageiro.

Durante os 16 anos seguintes, quando a Lua progredida passar em oposição a seu lugar radical (4o 36’) de Escorpião e um pouco mais adiante quando chega a forma uma conjunção com Júpiter (11o 27’ de Escorpião) em oposição a Saturno, as condições serão as piores. Mas uma vez passado o período crítico o alívio virá naturalmente, sem necessidade do bisturi. Raciocine conosco: A Lua está a 4o 36’ de Touro no horóscopo radical, para chegar a Gêmeos faltam 26 graus, mais 30 graus até chegar a Câncer, mais 30 até chegar a Leão, mais 30 até Virgem, mais 30 até Libra e mais 30 até chegar a Escorpião, o que dá um total de 150o, mais 11o 27’ de Júpiter. Somando-se 26o + 150o + 11o é igual a 187o, dividido por 12o (que a Lua anda por ano) temos 16 anos (arredondado), a idade em que formará uma oposição a Saturno.

Vejamos os efeitos da extirpação das amídalas. Estas glândulas estão regidas por Touro, cujo regente é Vênus. Há uma grande simpatia entre os signos regidos pelo mesmo planeta e, neste caso, Touro e Libra são regidos por Vênus. Libra, o outro signo, cujo regente é Vênus, governa os rins. Eliminando as amídalas na região de Touro, fica afetada a secreção urinária na região de Libra. Portanto, quando destruímos as amídalas de um menino, lhe criamos a tendência a gota e ao reumatismo nos anos vindouros. É este um assunto de grandiosa importância para os pais e, temos confiança de que os astrólogos curadores intervirão em tais casos e livrarão de muitos sofrimento a vindoura geração.

Seu, mui fraternalmente, MAX HEINDEL


************************

OBSERVE que a partir da carta 5, Max Heindel se dirige ao estudante praticamente juntando a carta com a lição numa conversação aberta e fraternal. 

Tradução da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil (Se divulgar, favor manter os créditos)

NOTAS: 
1 - O horóscopo a que Max Heindel se refere em todo o Curso Superior de Astrologia é o do Dia do nascimento 12-09-1911 Lat.48 N Long. 122 Oeste - 0:50 AM

2 - Embora sejam citados páginas de obras a serem consultadas as cartas continuam válidas se nos prendermos ao aspecto espiritual de prestação de serviço aos demais que Max Heindel sempre enfatiza em suas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário