04/09/2022

CARTAS DE MAX HEINDEL DO CURSO ELEMENTAR DE ASTROLOGIA - CARTA 11


REFERENTE À LIÇÃO 11 DO CURSO ELEMENTAR DE ASTROLOGIA
ASSUNTO: TRÂNSITOS

Querida(o) Irmã(o)

Júpiter concentra e projeta os mais benéficos raios. A ele devemos as venturas e realizações mais duradouras de nossa vida. Seu movimento de translação (ao redor do Sol) toma, aproximadamente, 11 anos. Durante esse tempo ele forma todos os aspectos com os demais astros. Já Saturno leva 29 anos para completar sua translação e causar-nos suas obstruções, ao formar as configurações com os outros astros. Por aí vemos que o chamado “bem” predomina em muito sobre o que denominamos “mal”. A consciência deste fato deveria sempre estar presente em nosso espírito para ajudar-nos a cultivar uma atitude otimista. É mais fácil suportarmos as presentes dificuldades quando podemos enxergar a curva do caminho. E, como o estudante de astrologia tem uma base sólida para justificar suas esperanças num futuro melhor por isso mesmo deveria ser a pessoa mais feliz do mundo, mesmo no caso de estar atravessando um período difícil. Um aspecto de Júpiter está para formar-se, amiúde e continuamente e, qualquer que seja o departamento da vida onde ele se encontrar (isto é, a casa), esse aspecto será o caminho pelo qual nos chegará a oportunidade favorável.

Denominamos TRÂNSITO o caminhar dos astros pelo espaço. Os TRÂNSITOS permitem ao estudante novo predizer os acontecimentos. É um dos métodos mais cômodos para quem inicia estes estudos. Para isto, basta possuirmos as efemérides do ano em curso e o nosso horóscopo. As efemérides mostram imediatamente a posição de Júpiter e um simples olhar ao nosso tema nos permitirá saber a Casa pela qual ele está transitando. Isso nos dá a chave de sua influência. Você já conhece a natureza dos signos cardeais. Na resposta à última lição V. já fez uma descrição da influência de Júpiter nessas posições. Se atualmente V. não tem Júpiter nessas posições, bem gostaria de tê-lo, pois sabe que é uma sorte vê-lo tão favorável. Mas, não desanime: não podemos ter durante a vida inteira um Júpiter bem colocado; sabemos que, no curso de uma vida comum, ele transita de 4 a 8 vezes, pelos signos cardeais e pelas casas angulares (Veja nota final) do horóscopo. Assim, cada vez que ele se encontrar num dos lugares importantes de seu horóscopo, a oportunidade abrirá as portas para você, ensejando-lhe progressos, quer numa, quer noutra direção, para realizar os sonhos de sua vida. De qualquer forma, é bom que V. permaneça alerta para fazer o esforço que a Deusa Fortuna exige de sua parte, para colher de suas mãos o que ela lhe oferece. Se V. não estiver preparado, ela se afastará sem beneficiá-lo.

Todavia, mesmo no caso de V. deixar escapar algumas de suas oportunidades, conserve sua alegria e vibre ao uníssono com o raio de Júpiter: esforce-se no altruístico labor de levar o júbilo a outras vidas e dia chegará, em que V. aprenderá a tecer, em sua própria vida, todos os aspectos de benevolência. Deste modo, numa vida futura, V. nascerá com Júpiter predominante em seu horóscopo.
Seu, mui fraternalmente, MAX HEINDEL

NOTA: As casas angulares são a 1ª, 4ª, 7ª e 10ª. Seu efeito é semelhante ao dos signos cardeais porque estas casas estão nos pontos: Leste, Norte, Oeste e Sul do Horóscopo ( Cap. IV. Mensagem das Estrelas)

************************
Tradução da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil (Se divulgar, favor manter os créditos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário