25/09/2022

CARTAS DE MAX HEINDEL DO CURSO ELEMENTAR DE ASTROLOGIA - CARTA 12

REFERENTE À LIÇÃO 12 DO CURSO ELEMENTAR DE ASTROLOGIA
ASSUNTOASPECTOS CONTRADITÓRIOS (veja nota final)

Querida(o) Irmã(o)

Antes de prosseguir, parece-nos conveniente fazer uma síntese da mensagem estelar, pois a falta desses conhecimentos ocasiona, com frequência, alguma confusão no estudante novo.

Sabe-se que os novos astrólogos se impressionam com as contradições. Quanto mais brilhante seja a sua inteligência, tanto mais profundo é o seu sentimento de mal-estar e de impotência diante delas. Algumas vezes, na impossibilidade de conciliar uma influência indicada no horóscopo com outra diametralmente oposta, eles se tornam sarcásticos e céticos. Por exemplo: o Sol está em Leão, em conjunção com Vênus; ao mesmo tempo Saturno se encontra na 5ª casa. Segundo a conjunção do Sol com Vênus, o nativo deveria ser de uma natureza ardente e apaixonada, com grande magnetismo para atrair o afeto das pessoas do sexo oposto.

Ao mesmo tempo, a presença de Saturno na 5ª casa prevê desenganos no amor. À primeira vista essas indicações parecem contraditórias. Outro exemplo: se Vênus está fortificado por um trígono com Urano, indica uma pessoa com a pureza de um anjo. Mas se, ao mesmo tempo, Vênus está em quadratura com Marte, ficamos desconcertados com a tendência a um extremo sensualismo.

A Filosofia Rosacruz nos dá a chave destes prognósticos contraditórios e a arte da Síntese astrológica nos ensina a avaliar e a extrair o que há de verdade no simbolismo horoscópico. Se fosse possível achar um horóscopo sem indicações contraditórias, isto significaria que a pessoa nascida sob tal gênero de influência, perseguiria durante sua vida inteira um certo modo de agir, inteiramente bom ou inteiramente mau, sem possibilidade de desviar-se dessas influ6encias. Se as estrelas o impulsionassem ao caminho da retidão, sua integridade seria tão forte que sequer por um instante, a tentação para agir mal jamais teria guarida em seu consciente. Mas, pelo contrário, se as estrelas o impelissem a vis ideais, as aspirações elevadas nunca poderiam penetrar em sua alma tenebrosa. Os terrores da horrível teoria da escolha e da predestinação, por certo nada seriam comparados com esta condição. Se ela realmente existisse, o desenvolvimento da alma se tornaria impossível, pois, nesse caso, não havendo tentações para cometer o mal, não de adquiriria nenhum mérito em manter-se numa vida de retidão; igualmente, se fôssemos irresistivelmente empurrados para o mal, ninguém teria direito de censurar-nos.

A faculdade de livre arbítrio, o poder escolher livremente, é uma condição essencial no desenvolvimento da alma. Esta faculdade provém, justamente, das influências contraditórias inscritas no horóscopo. Graças a esse fator desconcertante e à VONTADE que nos sobrepõe ao horóscopo, é que existe um raio de esperança de vencermos as configurações, por mais aflitivas que sejam. O bem está sempre pronto para lutar contra o mal. A vitória conquistada contra as tentações, comunica um mérito muito maior ao Bem.

Assim, a quadratura de Vênus com Marte nos incita à prática do mal, porém, o trígono de Urano com Vênus nos provê força necessária para dominar as paixões e adquirir a pureza. Que possamos utilizar as quadraturas que nos afligem, como alavancas de progresso que no ergam à formação de trígono, cujo valor saberemos, então, apreciar.
Seu, mui fraternalmente, MAX HEINDEL

NOTA DA EDIÇÃO: Da carta 13 até final do curso não houve cartas pessoais de Max Heindel, exceção à carta 26 relatando sobre o final do curso Elementar de Astrologia e convidando para sua continuidade. As cartas retornam no Curso Suplementar e podem ser vistas no link abaixo

************************
Tradução da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil (Se divulgar, favor manter os créditos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário