01/11/2019

O DIA DE FINADOS, O SIGNO DE ESCORPIÃO, A 8ª CASA ZODIACAL E O PLANETA PLUTÃO

"A Morte de um Velho e Bom Homem" é uma das gravuras de William Blake para o poema 
"O Túmulo" de autoria de Robert Blair , publicado pela primeira vez em 1743

por Jonas Taucci
O início à observação aos mortos, e orarmos por eles, perde-se na noite dos tempos.

Pinturas rupestres de milênios antes de Cristo, retratam que nossos ancestrais prestavam homenagens aos mortos, havendo continuidade nas culturas egípcia, grega e romana etc. anteriores à Cristo.

Por volta do ano 998 DC, Odílio (ou Odilon) de Cluny, um monge francês beneditino, orientou os membros de sua abadia a orar pelos mortos todos os dias 02 de novembro de cada ano, e aproximadamente no ano de 1.250, esta data popularizou-se por todo o mundo cristão (em 1.582, a atualização do calendário juliano em gregoriano ratificou esta data).

Em sua vastíssima obra Estudos de Astrologia, Elmam Bacher nos informa que certas datas comemorativas – ainda que inconscientemente para a maioria da humanidade – nos impelem a profundas verdades cósmicas sobre nossa peregrinação na Terra.

O dia de Finados é uma delas.

 O Sr. Bacher associa esta data à tríade:

***  A 8ª casa zodiacal
***  O planeta Plutão
***  O signo de Escorpião

Sendo muito interessante notar que todo dia 02 de novembro, Dia de Finados, o Sol encontra-se transitando por este signo zodiacal; a determinação desta data -nos primórdios do cristianismo - não foi aleatória, mas obedeceu a padrões astrológicos sem dúvida alguma, haja visto a relação da referida tríade com os seguintes atributos (A Mensagem das Estrelas de Max Heindel e Augusta Foss de Heindel):

- Transformação e transmutação, degeneração e regeneração, morte e renascimento.

Não vamos entender aqui, “morte apenas como o aniquilamento de nosso Corpo Denso, mas sim (e principalmente) o fim de determinados (e nocivos) estilos de vida que temos, transmutados em outros mais elevados.

O Hino Rosacruz de Abertura, nos dá um maravilhoso subsídio sobre isso (O bem sublimará o mal). (1)

Por estes dias, em que o Sol transita pelo signo de Escorpião, façamos uma reflexão sobre a 8ª casa zodiacal de nosso horoscopo. Meditemos sobre os possíveis planetas que lá encontram-se e seus aspectos, também sobre o signo que ocupa sua cúspide, e finalmente onde Plutão localiza-se em nosso Tema Natal (signo e casa), com seus aspectos.

Iniciemos – assim - a cristificação de nossos pensamentos, palavras e ações.

A astrologia, sem a sua praticidade, resulta numa enorme perda de tempo.

(1) Nota da Edição: "O bem sublimará o mal" é o último verso do Hino Rosacruz de Abertura. Veja e ouça o Hino completo aqui

2 comentários:

  1. Plutão exige que enfrentemos nossa sombra e confrontemos nossos sentimentos mais escuros.Se quisermos crescer e nos tornar completos, precisamos aceitar o fato que são parte da vida mas que precisam ser contidas para uma permanente cura. "Talvez todos os dragões de nossa vida sejam princesas que apenas esperam vernos uma vez belos e valentes. Talvez tudo que é terrível esteja nas profundezas e seja algo indefeso que pede a nossa ajuda." R.M. Rilke.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , irmão Jonas q as rosas floresçam em vossa cruz!

    ResponderExcluir