16/12/2023

Cartas de Max Heindel do Curso Superior de Astrologia - CARTA 11


REFERENTE À LIÇÃO 11 DO CURSO SUPERIOR DE ASTROLOGIA

ASSUNTO PROGRESSÃO DO MEIO DO CÉU E DO ASCENDENTE - CONT. (Veja nota final)

Querida(o) Irmã(o)

Faz algum tempo venho notando que alguns estudantes que recebem as lições deste Curso Superior de Astrologia, conhecem pouco os aspectos, a hora padrão ou legal, a retrogradação e demais pormenores análogos. Aqueles que estão bem versados nestas matérias não terão caído na cilada que foi estendida ante muitos estudantes do Curso Superior de Astrologia ao intentar responder a 10a. lição. Quero advertir a quem não está bem fundamentado nos princípios desta Ciência que repassem as lições do Curso Elementar de Astrologia. Se você procede metodicamente desde os mesmos princípios, poderá estabelecer-se sobre uma base sólida e não vacilará nem descuidará os importantes detalhes da retrogradação dos planetas. Saturno e Urano estão ambos retrógrados, do que resulta um efeito curioso. Para entendê-lo mais claramente, veja você a lição nº 8 do Curso Elementar de Astrologia. Quando haja estudado ali a retrogradação, examine a posição de Saturno e Urano nas Efemérides do ano de 1911 para os dias 12, 13 e 14 de setembro, e constatará que ambos estão retrogradando na proporção de um minuto por dia; isto demonstra que os dois mantêm entre si a mesma distância, e por este motivo nenhum deles é solicitante ou separante.

Como creio que as doses homeopáticas são as melhores para os principiantes, não expliquei no Curso Elementar de Astrologia ser possível que pela retrogradação um planeta lento solicite a outro mais rápido. Este havia sido o caso se Saturno houvesse marchado direto e Urano retrógrado; ambos teriam sido solicitantes, e por este motivo, seus raios haveriam ficado enfocados mais poderosamente e o efeito incrementado em seu grau máximo. Vale a pena termos tais detalhes na mente e nos assegurarmos, quando insertamos os planetas no horóscopo, de marcar sinais apropriados aos planetas retrógrados, ainda quando não estejam assim assinalados, o astrólogo pensa que todos são diretos e, uma leitura baseada em um conceito falso necessariamente resultará em erro.

No presente caso por exemplo, a UNIFORME RETROGRADAÇÃO de AMBOS planetas debilita suas influências para o bem e aumente as chamadas “más tendências”. Saturno na 11a. casa obstrui as esperanças e desejos do jovem, seus amigos o abandonarão, e a retrogradação de Urano lhe dificultará a defesa contra tais desgraças, ainda que o trino entre Saturno e Urano fossem diretos, Saturno solicitaria um trino de Urano e a faculdade intuitiva deste último planeta lhe teria dado maior sabedoria e antecipado, em maior grau, as tendências saturninas. Durante um período, em qualquer horóscopo em que Saturno vá direto e se encontre por progressão com um BOM ASPECTO de Urano retrógrado, serão tirada à luz as mais elevadas de suas respectivas virtudes em potencial no nativo; mas, se eles se encontram em maléfica configuração, inevitavelmente forçarão em direção à superfície qualquer mal escondido, pois deve ser lembrado que os planetas nunca apresentam o bem ou o mal, senão que somente põe em atividade as tendências latentes em nosso interior.

Seu, mui fraternalmente, MAX HEINDEL


************************

OBSERVE que a partir da carta 5, Max Heindel se dirige ao estudante praticamente juntando a carta com a lição numa conversação aberta e fraternal. 

Tradução da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil (Se divulgar, favor manter os créditos)

NOTAS: 
1 - O horóscopo a que Max Heindel se refere em todo o Curso Superior de Astrologia é o do Dia do nascimento 12-09-1911 Lat.48 N Long. 122 Oeste - 0:50 AM

2 - Embora sejam citados páginas de obras a serem consultadas as cartas continuam válidas se nos prendermos ao aspecto espiritual de prestação de serviço aos demais que Max Heindel sempre enfatiza em suas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário