27/04/2023

Cartas de Max Heindel do Curso Superior de Astrologia - CARTA 03

 
REFERENTE À LIÇÃO 3 DO CURSO SUPERIOR DE ASTROLOGIA

ASSUNTO PROGRESSÃO DO MEIO DO CÉU E DO ASCENDENTE - CONT.

Querida(o) Irmã(o)

Na última lição você levantou um horóscopo (veja nota final)e progrediu os ângulos para 45 anos. Desse modo achou que o Meio-Céu se move três graus por dois graus que corre o Ascendente. Isto nos ensina que as oportunidades para o crescimento anímico abundarão tanto se a pessoa se aproveita delas ou não, e o julgamento que esta figura deve mostrar é, como as mais sutis faculdades podem ser cultivadas, postas em seu máximo uso e produzir um grande tesouro no Céu.

Se o Ascendente houvesse movido mais rapidamente que o Meio-Céu, indicaria que essa alma necessitava uma vida de trabalho material durante esta encarnação. Sugeriria então que ao favorecer suas ocupações materiais lhe seria de maior utilidade e lhe produziria desenvolvimento anímico indiretamente

Para justificar esta regra não se requer que a pessoa, cujo Meio-Céu é mais rápido que seu Ascendente, chegue a ter uma grande luz espiritual. Inclusive pode cometer um crime e consumir-se na prisão através de anos de tristeza e sofrimento; mas sejam quais forem as circunstâncias suas experiências lhe darão um grande crescimento anímico. A alma não floresce até que as lágrimas não a tenham regado com abundância. Como diz Goethe:

“Quem nunca comeu seu pão em tristeza e dores,
Quem nunca passou a noite chorando
Com ânsia a incerta manhã esperando,
Não pode conhecer-vos, oh poderes celestiais! ”

A rosa não expande seu pleno perfume até que suas pétalas sejam exprimidas; o bem de verdadeira simpatia somente brota de coração sofrido. Aqueles que em realidade progridem espiritualmente são homens de tristeza e familiarizados com as aflições. Paulo menciona como principal qualidade de Jesus Cristo, a de que Ele sofreu como sofremos nós; de modo que pode condoer-se de todos os débeis e cansados penosamente, como não haveria podido sentir quem não houvesse sofrido tanto.

Que ternura encerram as palavras de Fausto. Quanto angústia revela a alma ao dizer:
No interior do meu peito
Ah! Duas almas opostas habitam
Que ambas, a uma, palpitam
Por um indivisível teto.
Por separar-se, entre si
Travaram luta renhida.
Uma, que de ardente vida
Sente o louco frenesi,
Abraça o prazer com anelo.
A outra com sagrado ardor
Aspira ao mais puro amor
Olhando as Luzes do céu. ”
Assim mesmo, em nosso horóscopo se prevê uma exasperada luta entre a natureza superior e os mais baixos apetites. Saturno em elevação trino com o Sol e Urano, Sextil com Netuno, dará uma tão maravilhosa percepção em assuntos místicos que isolará esta alma de seus companheiros porque suas idéias irão muito mais longe da compreensão deles. Isso será uma desgraça e lhe causará sofrimento. Saturno em Tauro, que rege a língua, o fará tão sarcásticos mordaz que não poderá ter amigos (Saturno esta na casa dos amigos). Também, Marte em Gêminis destrói as amizades por fazer brusca a pessoa. Mais ainda que Saturno em Tauro lhe negue a expressão de um orador, o Sol, Vênus e Mercúrio em Virgo lhe darão uma rara facilidade para escrever na mais bela forma.

Incompreendido e criticado, afastado do companheirismo dos demais, esta pessoa será instigada em direção a satisfação de seus próprios recursos. Pode chegar a ser um glutão, pois a Lua, regente do Ascendente, está em Tauro, que tem domínio sobre o paladar; sérias enfermidades podem seguir aos excessos gastronômicos.

O astrólogo vê estas tendências, mas, por suposto, vai com muito tacto ao dizê-lo. Não lembrará as doenças, eplo contrário prescreverá um preventivo ou um remédio.

A falta de tempo me impede ler cartas extensas, mas escreva-me em POUCAS PALAVRAS que opinião daria você aos pais deste menino. Sirva-se também progredir os ângulos para 20, 30 e 40 anos e diga-me se as suas oportunidades serão as melhores desde a infância aos 20 anos, ou desde os 20 aos 30, ou dos 30 aos 40 anos.

Qualquer pergunta que você deseje fazer sirva-se escrevê-la numa folha de papel a parte. Nesta forma não será passada por alto impensadamente.

Seu, mui fraternalmente, MAX HEINDEL

NOTA : O horóscopo a que Max Heindel se refere é o do:  Dia do nascimento 12-09-1911 Lat.48 N Long. 122 Oeste - 0:50 AM que foi utilizado praticamente em todo o Curso Superior de Astrologia

************************

Tradução da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil (Se divulgar, favor manter os créditos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário