26/07/2015

Signo de Leão: Força Vital do Universo

Hino cantado (clique aqui                              por Thomas Hansen(veja nota final)

Todo ser vivo é uma demonstração da força mágica da vida. Quando o homem adquirir a compreensão da verdade e o conhecimento de como controlar esta força da vida e quando aprender a trabalhar conscientemente em harmonia com ela, ele se tornará um verdadeiro criador e controlará o processo da vida em seu próprio corpo.

O ensinamento esotérico anseia por sabedoria profunda e, à medida que o homem evolui, ele se torna cada vez mais ciente de que "conhecimento é força". A apresentação pública de trabalhos profundos, intelectuais e filosóficos de um tipo capaz de treinar um intelecto já bastante desenvolvido não precisa, necessariamente, trazer maldade ou injúrias a ninguém. A filosofia que pode ganhar a fidelidade de uma mente elevada, precisa, também, combinar princípios de utilidade cósmica com a força racional do intelecto.

Uma filosofia, não importa o quanto possa ser intelectual, que seja dedicada ao Espírito de Serviço, pode ser pregada sem hesitação, pois não atrai o egoísta ou o ignorante que a repelirá como sendo monótona, árida e desinteressante. Estudo e trabalho deste tipo tornarão o homem livre e abrirão uma avenida de expressão (Câncer) para a força universal da vida (Áries), a força da criação (Touro) e para a vontade (Gêmeos) de Deus, o Ser Supremo.

O Controle das Energias Naturais
O treinamento esotérico traz o controle sobre as energias naturais. O conhecimento adquirido no caminho da iniciação cresce e, gradualmente, se dispersa até que a limitação e a cristalização auto-criada sejam reconhecidas e transformadas em realização pelo Ego aspirante. O homem ou a mulher que possuam esta compreensão de vida podem dirigir as forças naturais para fins valiosos. Tais conhecimentos são úteis para o intelecto altamente desenvolvido e aumentam muito a força de servir a raça.

Se tais conhecimentos forem colocados nas mãos de gigantes intelectuais egoístas, eles se tornarão uma ameaça para a sociedade. Em Atlântida, o conhecimento da verdade esotérica foi dado a todos aqueles intelectualmente qualificados. Com o intelecto desenvolvido além da capacidade da alma, o resultado foi que os homens se tornaram gigantes em conhecimento, mas também no mal. Seguiu-se a destruição de Atlântida. Enquanto a civilização de Atlântida alcançava um novo ápice no desenvolvimento das faculdades latentes, a negação obstinada dos princípios cósmicos levava á desintegração de um continente inteiro é interessante notar que os selvagens de hoje não são nossos tipos ancestrais; são descendentes degenerados de grandes civilizações do passado (tanto Lemúria quanto Atlântida).

Assim, qualquer professor que divulgue o conhecimento ocultista precisa discriminar cuidadosamente e, se necessário, negar certas instruções àqueles que, moralmente e espiritualmente, ainda não estão prontos para recebê-las. Palavras revestidas pela língua do Espírito e alusões dadas para desenvolvimentos futuros permanecerão, para sempre, como uma porta escura àqueles que transformam o conhecimento em força para satisfação própria.

O ocultista, simbolicamente, é encontrado nos signos masculinos, especialmente no primeiro dos signos do fogo, Áries, a Grande Hierarquia Criadora que se manifesta como a Força Vital do Universo. Dentro do coração do homem e do centro da luz do universo, porém, existe uma força ainda mais potente que une o coração e mente na elevada e iluminada força de LEÃO. Esta Hierarquia Criadora deu ao homem o impulso embrionário da forma física, o corpo denso.

O verdadeiro ocultista é aquele que dominou intelectualmente as teorias fundamentais da constituição do homem e do universo e desenvolveu dentro dele as forças de vida latente em todos. Uma vez que estas forças estejam universalmente reconhecidas, as bases da vida se alargam para além da concepção e os princípios físicos gerais da vida cotidiana se tornam ínfimos na imensidão do todo.

Todo aspecto da criação considerado em relação a estas Forças Criadoras, as Hierarquias. Zodiacais, pode ser desenvolvido por qualquer pessoa que treine e discipline as faculdades do Espírito. A força da alma é continuamente gerada na vida de Deus e do homem e quando o fogo da vida (Áries) se combina com sua parceira feminina (Touro), o homem aprende a andar ereto, dedicado a seu posto superior, como um criador auto-consciente.

Não é o homem "Deus em formação"? É verdade quando se diz: "o que deve ser, será", e a utilização da força do princípio vital na vida - Leão, a força vital do Universo - caracterizará o fluxo cada vez maior da força criadora do Espírito desperto.

Leão é o princípio criador na manifestação. Esta hierarquia pode ser comparada a um grande coração palpitante que se movimenta como um canal ardente de amor e criação. Em todas as ações Leão apresenta uma força e um poder semelhante á dignidade e à capacidade de um rei. Leão é o governante de tudo pois, domina os mais exaltados, uma vez que esses se curvam diante de seu trono.

O Espírito imortal do homem desce sobre a matéria e passa da fonte de sua identidade, completamente consciente de Deus, ás esferas sucessivas de densidades cada vez maior. A entrada para o ciclo do renascimento é feita através do seio de Câncer, a Mãe Cósmica, onde a semente da vida é alimentada e semeada para ser levada, mais tarde, em manifestações através da ajuda dos Senhores da Chama — a Hierarquia de Leão.

O reino de Leão é o mundo — não o mundo confinado à compreensão física limitada do homem, mas o mundo da vida, dentro e ao redor de nosso esquema completo de evolução. Leão dá sua maior dádiva para o homem usar e abusar: a dádiva da criação pelo coração. Porém, poucos reconhecem a força, em potencial, contida no coração de cada pessoa. Daí poucos a usarem e poucos a conhecerem. Contudo, dentro do coração do homem está a chama imortal da vida espiritual que foi dada, pela primeira vez, à humanidade há muitas eras, quando a Hierarquia de Leão deu ao homem o átomo-semente do corpo físico.

Em sucessivos períodos de evolução, o homem desenvolveu este pequeno átomo em um veículo perfeito do qual deveríamos, agora, fazer pleno uso. O corpo físico humano é o mais evoluído de todos os nossos veículos e contém os meios mais completos de individualização.

Como todo Ego se prepara para o renascimento através de Câncer, ele é primeiramente batizado com a força total de sua ação passada (ou destino), quando é reunida ao átomo-semente permanente, seguro e preservado por Leão. É possível demonstrar o processo no qual este pequeno átomo semente, um registro permanente de todo pensamento e toda ação na vida, é protegido dentro da estrutura interna do coração humano.

Aqueles que podem usar esta grande força criadora podem dar vida e inspiração às mentes insensíveis e áridas. Leão dá o poder para governar e a força para a vida. Leão é a chama vital que condensa a essência da alma, as experiências purificadas do homem, em ouro espiritual, no caminho da vida.

Leão rege o coração no homem e no universo, O coração de Leão pulsa para toda a natureza, pois ele está em todos e todos estão nele. Leão queimará e destruirá os infiéis, pois ele dá, para sempre, ao homem, o que o homem criou. A justiça deste signo é rápida. Justiça e honestidade rigorosas, não vingança, são os prazeres de Leão. Leão é aquele princípio criador de esplendor no homem que se une com a força do Ser, em todas as suas particularidades. Todo aspecto da vida todo pensamento, palavra, ação e reação está registrado no átomo semente colocado no ventrículo esquerdo do coração.

O diagrama que se segue é um esboço dos quatro compartimentos do coração, uma designação das várias funções de cada um e a indicação do fluxo de sangue através dele todo. Reconhecemos a sabedoria de Deus na manifestação quando aprendemos como o objetivo da existência — experiência — está estampado no átomo-semente, de maneira que o Espírito individual possa receber toda a atenção e oportunidades para progredir.

Há uma única parte do corpo humano que pertence ao homem — o sangue. Em outras partes do corpo, outros Seres (Hierarquias Criadoras) atuam, como o faz Leão no coração. O homem se tornará senhor destas outras partes em um futuro distante. O Ego controla o corpo físico por meio do sangue; este é seu único meio individual de expressão. O Ego regula o sangue, e o sangue está marcado com impressões definidas de acordo com emanações particulares trazidas ao homem através dos pulmões (Gêmeos) e do ar que respiramos (Mercúrio).
Compreendendo isto podemos nos deter no diagrama e descobrir que o coração está dividido em 4 compartimentos; 2 aurículos e 2 ventrículos. O lado esquerdo fornece o sangue arterial purificado (regido por Júpiter) e o lado direito governa o sangue venal impuro (regido por Vênus).

O sangue impuro vai do corpo para a aurícula direita (A.D.) da parte superior do corpo acima do diafragma, através da veia cava superior e da parte inferior do corpo, abaixo do diafragma, para a aurícula direita através da veia cava inferior. O sangue é bombeado da aurícula direita para o ventrículo direito (V.D), e do ventrículo direito o sangue vai para os pulmões (Gêmeos) via artérias pulmonares, para oxigenação. Aqui o ar respirado (regido por Mercúrio e Gêmeos) carregado de sutis emanações espirituais daquele momento, traz mais e mais experiências para o homem e essas impressões são levadas pelo sangue diretamente para o coração. À medida que o ar respirado é levado aos pulmões, os princípios criadores dessas Hierarquias Zodiacais são misturados e usados de acordo com a habilidade do Espírito para responder às forças existentes,

Dos pulmões, o sangue purificado entra na aurícula esquerda(A.E) por meio das 4 veias pulmonares e, então, através da válvula mitral, vai para o ventrículo esquerdo (V.E) onde as impressões de todos os pensamentos e ações estão registradas no átomo-semente como uma tinta indelével. Do ventrículo esquerdo, o sangue purificado é bombeado através da aorta para todo o corpo. A vida do corpo depende da função contínua do princípio vital no coração (Leão). O átomo permanente, originalmente dado ao homem quando ele começou sua descida para a matéria, está localizado no ventrículo esquerdo do coração. Este permanente átomo-semente á como um monumento para o progresso do Espírito. É importante notar-se que não existe um caminho, uma avenida exterior de entrada para o ventrículo esquerdo e para o átomo-semente. Esta essência concentrada do Espírito está totalmente protegida no ápice do ventrículo esquerdo e nenhuma perturbação poderá penetrar neste compartimento isolado. A organização da natureza e a sabedoria de Deus protegem completamente este registro sagrado da viagem do Espírito, através da eternidade.

Portanto, sem dúvida, Leão é o indicador do destino; este signo e esta casa no horóscopo representam condições acumuladas originadas do passado. Estas condições, indelevelmente estampadas no átomo-semente, formam a força da vida ou, se não forem reconhecidas e compreendidas, a barreira para o progresso. Leão junta tudo que foi experiência no passado e com esta base estrutural de poder espiritual, dá ao Ego, em cada volta da roda do renascimento, uma força e consciência cada vez maior auto-consciência de seu próprio sentido integral de unidade com o Criador.

A  Armadura  de  Leão
Ouro puro é a armadura de Leão. A radiação fundida do Sol encobre este signo como um manto, apresentando sempre os símbolos todo-poderosos de sua majestade. Leão ou o Sol, dá liberdade à todas as coisas em crescimento. Nascimento e morte têm valores iguais. Vida é a recompensa em ambos os casos — uma física e a outra espiritual.

Leão nos diz que sua luz e sua força foram sacrificadas no altar do eu pessoal e exige que nos elevemos à altura de nossa glória plena e nos unamos ao fogo da vida. Somente quando Leão dá, é que sua força cura, cria e faz todas as coisas novas. Quando o poder é forçado, torna os homens loucos. A vontade de criar precisa vir do coração, assim corno a força para reinar e para viver, que não podem ser tiradas somente do corpo. Se o homem pudesse, simplesmente, escutar e entender a honra e a retidão das súplicas de Leão, não haveria destruição nem sacrifícios; mas a vida por uma vida é a lei da terra (Jeová) e uma contrabalança a outra. Estar ligado ao passado significa pagar pelo passado, portanto, compreenda e deixe que o futuro amor da humanidade siga os princípios do coração.

Leão é o símbolo do fogo puro e radiante que brilha no coração de todos os homens bons e puros. Este é o caminho que glorifica Deus através da honra, justiça e integridade para todos. Todo aspecto da divindade tece a veste dourada do amor e da devoção; todo ponto bordado no Dourado Manto Nupcial aumenta o fortalecimento do Espírito e o poder de Deus no Universo.

Traduzido do original inglês: Zodiacal Hierarchies de Thomas G. Hansen e publicado na revista Rays from the Rose Cross da The Rosicrucian Fellowship, no período de abril de 1980 a março de 1981.A tradução acima, feita por alguns probacionistas, foi publicada na revista Serviço Rosacruz da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, no período de abril de 1982 a março de 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário