(Lua, Mercúrio e Vênus)
original: The Planetary Heavens of Dante - Rays from the Rose Cross Fev-Apr, 1977
Nota1: A primeira e segunda parte deste artigo estão no blog Rosacruz e Devoção - Parte I - O Inferno, Parte II - O Purgatório.
O Paraíso descreve a
iluminação espiritual para o aspirante ao longo do Caminho. Ele revela a
consecução mística da consciência cósmica, a fusão da alma humana com o
Espírito Divino. No Purgatório, Dante se revelava como o escriba do amor. Em O Paraíso
ele percebe a si mesmo como o “convidado do céu”. Ele participa do amor divino
e é energizado por ele. Dante é um místico. Os avanços místicos na experiência
religiosa ocorrem através do sentimento e do amor, enquanto o ocultista se
esforça para um conhecimento das leis da natureza que governam o progresso
espiritual. A busca do místico é sempre se aproximar do amor de Deus. É uma
busca pessoal onde cada indivíduo tem de trilhar o Caminho sozinho. Em seu
poema, Dante descreve a estrada que ele próprio trilhou, portanto o poema
revela-se como um caminho-modelo para os místicos.
Antes de podermos apreciar O
Paraiso, devemos saber o que significa o
céu para o místico. O céu é um estado de consciência onde há paz interior e
contentamento. É um estado em que o homem olha para a alma das coisas, não apenas
para o seu exterior, e nelas vê o principio subjacente de amor, um amor onde o Criador
e Sua criação são recíprocos.
Em “O Paraíso” as
características astrológicas estão
muito mais evidentes do que no “Inferno”
e no “Purgatório”. Nesta parte Dante nomeia especificamente os sete céus com o
nome dos sete planetas, o que não ocorreu nas duas partes anteriores, embora ficasse
fácil, para qualquer astrólogo, reconhecer através das características
inferiores, a quais planetas Dante se referia.
Para o astrólogo místico há
sete grandes princípios na vida que se manifestam através dos assuntos
governados pelos sete planetas – as sete pombas do Espírito Santo. Dante,
portanto, tem que viajar através de cada um dos sete planetas, aprendendo o
princípio básico que os governa.
Primeiro, ele é atraído para
cima, para a Lua, por uma espécie de cordão invisível. Esse cordão faz parte do
amor do Criador para com o homem. O amor que sempre nos rodeia, mas que não
sentimos ou percebemos, até que abandonemos as características mais grosseiras de
nossas vidas.
LUA
A Lua simboliza o principio
feminino ou emocional da alma. Ela rege o principio da maternidade. É o astro do mar - o vasto oceano da
experiência. Este é o Primeiro Céu, ou estado de consciência, que o homem
geralmente experimenta, quando, depois de ter passado por mares de problemas e
acreditando estar sozinho ou sob o domínio de um poder cruel, entra em contato
com o Amor Divino pela primeira vez, o que lhe enche de emoção e alegria.
No “céu Lua” estão os
espíritos daqueles que sentiram um grande impulso emocional religioso, mas
nunca tiveram a oportunidade de entrar em ordens religiosas. Aqui eles sentem-se
realizados. Encontraram a calma do “grande oceano”, tanto que, quando Dante lhes
pergunta se desejam ir mais além, eles respondem:
“Rege o nosso querer, em paz constante,
A caridade, irmão: só desejamos
O que ora temos e não mais avante.
“Anelando ir mais alto do que estamos,
Seríamos rebeldes à vontade,
A que aprouve esta estância, que habitamos.
“Pois nos cumpre existir na caridade,
Surgir não pode em nós tal pensamento,
Dessa virtude oposto à santidade.
“Condição de eternal contentamento
É preceito cumprir do Onipotente:
Um só com ele é logo o nosso intento.
A caridade, irmão: só desejamos
O que ora temos e não mais avante.
“Anelando ir mais alto do que estamos,
Seríamos rebeldes à vontade,
A que aprouve esta estância, que habitamos.
“Pois nos cumpre existir na caridade,
Surgir não pode em nós tal pensamento,
Dessa virtude oposto à santidade.
“Condição de eternal contentamento
É preceito cumprir do Onipotente:
Um só com ele é logo o nosso intento.
Divina Comédia, Paraíso, Canto III-
tradução de José Pedro Xavier Pinheiro - fonte Wikisource
Então Dante percebe que por
causa dessa tranquilidade e paz, cada ponto no céu é o Paraíso.
MERCÙRIO
O céu seguinte é o de Mercúrio
- sempre jovem e alegre. Beatriz sorri, e "o astro aumentou de brilho com seu
sorriso!" Em cada céu há uma mudança em Beatriz. Esta mudança é um símbolo,
pois mostra o novo desenvolvimento da consciência de Dante, uma vez que Beatriz representa a alma de Dante.
No “céu Mercúrio” ao invés da
emoção é a mente que predomina. Este é o paraíso dos pensadores - o mundo de
origem do estudante ocultista. Beatriz fala aqui do voto precipitado de Jefté,
que o levou a sacrificar sua filha, e do voto tolo de Agamenon, ao sacrificar
sua filha Ifigênia. No planeta da alegria, a renúncia de um ente querido é
concebida como algo errado. A renúncia de qualquer coisa é necessária apenas no
Purgatório, e mesmo lá é só o mal que deve ser renunciado. Neste céu, Dante
ganha a compreensão de que toda a vida vem do amor celestial e portanto é
eterna. Se o ser humano tiver sempre em mente que a sua forma arquetípica é a mesma
de Deus, irá se conscientizar de que é um Espírito e não pode morrer. Por sua
vez, a conscientização da imortalidade do Espírito despertará também o sentido
do livre-arbítrio; a princípio de forma limitada, mas que aos poucos crescerá
na proporção que o poder criativo divino no homem for se desenvolvendo,
liberando-o dos grilhões da matéria e conscientizando-o cada vez mais de sua
origem divina.
VÊNUS
Vênus representa o princípio
unificador, a beleza e o amor. Neste planeta, Beatriz aparece a Dante mais
bonita que nunca.
Aqui, também um velho amigo de
Dante, Charles Martel, ensina-lhe que há no ser humano um principio maior do
que a hereditariedade, ou então não haveria espaço para a genialidade. Da mesma
forma o tolo e o malfeitor não poderia nascer ás vezes, de pais refinados. Ele
também ensina que o homem deve amorosamente unificar-se com o trabalho a que
foi destinado nesta vida, cooperando com o melhor de suas capacidades, em vez
de inibi-las.
Vênus é o céu planetário dos
artistas, poetas e todos os outros que se propuseram a ajudar as pessoas a ver
que o amor e a beleza são partes do amor de Deus. É um paraíso que transcende o
de Mercúrio, embora a experiência de Mercúrio permaneça na consciência.
Antes que os planetas Marte, Júpiter e Saturno possam ser inseridos, uma completa mudança é necessária em Dante. Vênus representa o amor pessoal. Agora, ele deve entrar em contato com uma nova onda de vida mais ampla e cósmica. (continua- clique aqui)
Nota1: O trecho acima refere-se à Divina Comédia, parte III- O Paraíso, cantos I a X. Uma versão destes cantos em português pode ser lida no Wiksource ou ainda no e-book completo da Divina Comédia do eBooksBrasil
Nota 1: Nota: a tradução de Dante- Inferno e Purgatório foram feitas por Maria Carolina Carvalho para a revista Serviço Rosacruz. A tradução de Dante - O Paraíso feita por Maria Lázara Franzini não consta na revista citada.
Nota 1: Nota: a tradução de Dante- Inferno e Purgatório foram feitas por Maria Carolina Carvalho para a revista Serviço Rosacruz. A tradução de Dante - O Paraíso feita por Maria Lázara Franzini não consta na revista citada.
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