![]() |
| Ouça o Hino cantado aqui |
por Thomas Hansen(*)
AQUARIO: ALTRUISMO, O ESPIRITO DA VIDA E DA CURA
Se pudéssemos compreender, plenamente, todos os signos do Zodíaco e agir de acordo com este entendimento, não haveria desarmonia. Olharíamos todos com amor e amor não tem fronteiras. A única limitação em nosso esquema de evolução é feita pelo próprio homem. Não há perda, nem pressa, nem tempo no conceito universal de vida.
Um fator de engrandecimento sempre presente em nossas vidas e que dá impulso às nossas ações é a oportunidade. Desde as exaltadas Forças Criadoras, tais como as Grandes Inteligências Espirituais, que se manifestam nos signos do Zodíaco, até as criaturas mais humildes do que o próprio homem, têm na oportunidade mais cooperação, a maneira certa de progredir. A necessidade que cada um sente de movimentar-se e produzir num relacionamento mais íntimo com a fonte-divina, é o fator motivador. A hierarquia criadora de Aquário representa a água mística (espírito de vida, que provém do coração Leão, seu zodíaco oposto), transformada em essência de pureza através de Virgem) e elevada ao altruísmo... uma expressão da consciência de Cristo, o impulso puro e nobre do bem. Aquário é o caminho do místico.
A força consumidora de amor Vênus é elevada a seu estado sublime, altruísmo (Urano) em Aquário, e o princípio criador desta Hierarquia, enquanto muito próximo do homem, está quase que totalmente ligado à potencialidade. Devido a enorme importância e significado destes potenciais atribuídos à Aquário (assim como á Peixes) e porque a fraqueza do homem é ainda grande, há necessidade de disfarçar as verdades vibrantes em roupagens comuns para que possam preencher lentamente as necessidades da natureza individual. Por isso, uma qualificação correspondente é percebida nas oitavas planetárias de Vénus e Urano, que operam através de Aquário e também Mercúrio e Netuno, associados à Peixes.
Quando se procura compreender as manifestações físicas de Deus, torna-se imediatamente evidente que é necessário definir os elementos de cada reação emocional e intelectual do nosso eu e da nossa vida. Esta definição é difícil, mas a observação e a meditação são essenciais no prosseguimento da sabedoria. As linhas de demarcação do nosso desenvolvimento não podem ser definitivas como os limites de um mapa geográfico, mas sim manifestadas como a mistura de várias cores, como num por de sol.
DUALIDADE
É óbvio que há dualidade em todas as coisas. Podemos distinguir dois tipos diferentes de amor em cada pessoa. Classificamos estas emanações de Deus designando certas qualidades derivadas do Raio Vénus e outras do Amor de Urano ou de Cristo. A cor primária de cada um desses raios é amarela. A diferença na manifestação é, portanto, reconhecida somente pelo tom da cor.
A característica marcante do amor de Vênus é a beleza manifestada em todas as coisas. As manifestações materiais estão todas ao nosso redor na terra, no ar e no céu. As flores, as coisas que comemos, as árvores que nos dão frutos e sombra, a delicadeza e a variedade de plantas que fornecem um infinito caleidoscópio de cores sempre mutantes e cintilantes, que vão desde o ambiente próximo a nós até o horizonte distante. Mesmo vibrações mais altas de beleza são encontradas nas tonalidades pastéis da luz e nas sombras amarelo vivo refletidas nas nuvens, ao pôr-do-sol, todas simbolizando Cristo.
O Raio Vênus nos permite receber, internamente, tudo que é bom, verdadeiro e belo, fornecendo-nos um domínio satisfatório sobre nossas atividades terrenas. Dá-nos uma força proporcional entre nossas atividades e nossos desejos, atraindo dessa forma boas coisas para nós. Aprendemos através de inúmeros eons de manifestação a especializar estas qualidades dentro de nós e como o impulso de Urano (o Raio de Cristo) entrou em nossas vidas, precisamos emanar em alegria e em expressões cristãs de júbilo, por tudo o que ganhamos em amor.
O AMOR DE URANO
O aspecto uraniano de Aquário diferencia-se do amor terreno de Vênus em uma única maneira. Urano é frequentemente tido como maléfico, mas o amor de Urano tendo aprendido a reconhecer a fragilidade da autoindulgência e suas reações correspondentes, atende a certos desejos de um indivíduo, mas serve com absoluto sacrifício próprio, as necessidades de uma consciência desperta. Consequentemente, seus objetivos são diametralmente opostos à natureza inferior, natureza esta que tenta frustrar a sempre crescente necessidade de elevação aos níveis mais altos de manifestação.
Vênus é o planeta da atração. Em sua forma mais elevada ela representa o homem ou a mulher, que unidos de maneira ideal, formam equação equilibrada. Vênus tem, dentro dela, a força do amor e da beleza terrena. A arte, a literatura, a música e o ideal de justiça que é também uma forma de ritmo, são suas prerrogativas. A influência de Vênus, porém, é bastante pessoal e depende, para seu desenvolvimento, da semelhança ou reciprocidade de tudo que Vênus significa e atrai em outra pessoa ou condição de vida.
Embora Vênus seja chamada a Deusa do Amor, ela representa na verdade, as razões para o amor: a beleza na forma, som, tato, visão, olfato, ritmo, cor e chega próxima embora não atinja os aspectos espirituais desses sentidos. Aproxima-se também da paixão, mas não a atinge, ficando, no entanto, satisfeita por poder dar motivo para isto sendo que a parte sensual está a cargo de seu oposto, Marte.
Enquanto Vênus atrai através dos encantos dos sentidos, Urano baseia suas forças em canais mais elétricos. Sua atração é uma atração "de sentir" mas é um "sentimento" ou sentido num plano mais elevado do que aquele de Marte ou Vênus. Assim, Urano atrai como uma águia elétrica ou repele tão rapidamente como um raio. É fácil ver porque Urano representa o amor superior, demonstrado através do altruísmo e é o verdadeiro planeta do amor. Seu amor é o que está acima da razão, sem restrição de forma, cor, tato, visão ou som. Urano começa onde Vênus termina. Quanto a isto, a palavra "magnetismo" descreve melhor Urano, enquanto altruísmo é sua qualidade ideal.
![]() |
| Imagem do original: revista "Rays", fevereiro de 1981 |
Urano tem uma visão mais profunda baseada em um princípio semelhante ao amor, à beleza e à apreciação. Urano é Vênus em crescimento mais elevado, Vênus de uma vida onde o "ego" jamais é levado em consideração. Em sua exaltação ele não examina o amor pessoal, mas esforça-se por elevar-se a mais alta visão e ao objetivo mais superior.
Vênus representa atração ou ganância centralizada na personalidade. O efeito de Urano é dissolver a personalidade aparente (Lua e Ascendente) e todas as suas ideias de possessão ou separação (ego) e sublimar a personalidade aparente à individualidade (Sol) para misturar-se com o Cósmico. Vênus representa o ponto de vista do ego, em sua ideia de separação do Ego Cósmico. A consciência de Urano é a expressão cósmica: EU SOU. Vênus e Urano trazem uma atração e uma apreciação de beleza e uma habilidade para irradiar as vibrações cósmicas das coisas mais delicadas da vida.
A ligação entre Vênus e Urano é de influência moral ou espiritual. Pela atração de Vênus, a humanidade elevou-se do egoístico plano de vida animal e agrupou-se em famílias e raças. Com a influência de Marte, a energia dinâmica, uma afinidade moral é produzida. Sob a influência de Urano desenvolvemos o amor sem egoísmo pela humanidade e para com o próximo.
Grandes vultos de Aquário não foram gigantes intelectuais. Edison, Lincoln e muitos outros foram humanistas, cujo amor altruístico pela humanidade foi dirigido e canalizado em energias contínuas para o bem-estar social.
O Amor a maior força do universo é plantado, transmutado e desabrocha no fruto de Aquário: altruísmo. Urano é a oitava superior de Vênus.
Três mensageiros são enviados por Aquário: Saturno (co-regente de Aquário) do rosto brilhante; Vênus, aquela que traz amor e alegria a todos, e o maior de todos, o poderoso Urano, destruidor, separatista, vingador e também unificador. Urano que quebra para novamente juntar, que fere para cicatrizar, separa para unir. Para resistir à sua radiante presença precisamos dobrar nossas espadas e curvar nossas cabeças diante dele, pois ele é belo e puro. Ele destrói tudo que foi criado no egoísmo e na paixão, destrói o materialismo e a cristalização sobre a Terra.
O consorte e companheiro de Urano, Netuno, é delicado e inspirador, uma criação dos Deuses ainda não compreendido pelos homens. Ele é pálido e de uma beleza sutil, enquanto que a estatura de Urano é grandiosa e nobre. Estão juntos na entrada da Nova Era, pois a glória deles é dos mundos mais elevados. São mensageiros de um reino ainda desconhecido para nós.
Aquário não tem templos, laços ou dependências. Ele é homem e recebe o espírito da vida no amor e na sabedoria. Aprendemos a olhar e a virar nosso rosto para cima, a fim de recebermos tudo que nos é oferecido, porque sua dádiva é dourada. Precisamos tornarmo-nos puros para receber isto na mente, no corpo e alma, pois ele atua em todos os planos. Sua é a água (espírito) da Vida. Aqueles que podem receber este Espírito divino e conservá-lo, não serão mais compelidos a morte ou ao nascimento. Eles terão encontrado seu amor, sua Fonte, sua unidade, pois este é o objetivo de Aquário ser dois em um, macho e fêmea, tornando-se como Deuses para nunca mais vagarem sozinhos.
SIGNO DA LIBERDADE
Aquário chega como um homem para todos aqueles abaixo dele, unindo todos os elementos e todas as pessoas com seu Espírito divino, pois Aquário focaliza Cristo.
O homem completo não precisará mais lastimar-se, pois com a Segunda Vinda, a cruz será abaixada para sempre, a medida que nos elevarmos e manifestarmos as maravilhas dos Céus amor, vida e cura. Uma chama vertical intensa, um pilar de fogo, uma faísca caindo como um raio dos Céus isto é Aquário e assim ele desvendará nossos sentidos interiores e nossos desejos de conhecimento.
Urano e Aquário envolvem-nos com um convite da verdade que dissipará todo temor e escuridão. Desenvolveremos assim um sentido intuitivo, que alguns chamam de "pressentimento". Em ambos é a água da vida que vem de cima, procurando vivificar-nos com Luz, força e cura e fazer com que sejamos completos e puros, em Sua Misericórdia.
NOTA DA EDIÇÃO: Este blog optou por utilizar no cabeçalho do artigo, imagens dos signos de autoria de Jofra com a letra do hino astrológico em estudo. A tradução das letras dos hinos é da Fraternidade Rosacruz- Sede Central do Brasil.


Nenhum comentário:
Postar um comentário