04/01/2026

PROGRESSO EVOLUCIONÁRIO E LUA NOVA EM 2026

Por Jonas Taucci
Nosso progresso - ou atraso espiritual - está envolto pela Lei da Evolução; se não avançarmos, nos atrasamos, pois, a Marcha Espiritual não cessa. Devido a isto, gravemos bem no cerne de nosso ser, que devemos trabalhar tenazmente para que possamos obter avanços quanto a isto.

Há na Bíblia duas palavras em que o aspirante rosacruz deve entender na sua forma superlativa:

CONDENADOS: Aqueles de nossa Onda de Vida (Espíritos Virginais) que não progridem e desta forma estão sujeitos a uma “condenação” que pode resultar a serem sacados do Dia da Manifestação até o ponto em que estes egos possam, outra vez, assumir uma nova chance e uma vez mais procurarem progressos espirituais. Ainda que “condenação” não signifique tormentos eternos nem destruição, sem dúvida alguma, não seria agradável suportar este “limbo” durante eons de tempo, antes que sejam permitidos seguirem adiante.

SALVAÇÃO: Representa avanço espiritual. Ser “salvo” personifica graduações neste sentido.

O progresso evolucionário permeia todos os níveis e reinos do universo em espiral, pois esta constitui-se na forma mais adequada e perfeita que a Divindade empregou: de pequenos ranúnculos de vegetais à enormes galáxias a forma espiralada está presente. A molécula de DNA também.

As Leis do Renascimento e Consequência são fundamentais nesta empreitada e sabedores disto, estamos em posição de ordenar nossas vidas e consequentemente nossos destinos de tal forma que poderemos alavancar esferas elevadas.

Neste sentido, também vemos que a morte periódica (existência terrena) também se constitui em fator essencial para o progresso: a liberação da existência física outorgada pela morte, nos permite assimilar as experiências da vida passada e edificar a seguinte, promovendo desenvolvimento ulterior.

Se nos fosse permitido não morrer (não deixar o plano físico) o progresso seria, sem dúvidas, impossível.


O exercício de retrospecção, adequadamente realizado, acelera nosso progresso e a autoanálise abre nossos olhos a muitos fatores que de outra forma chegariam a nos ser evidentes unicamente no período post mortem e se atuarmos na essência deste ensinamento nos dado pelos Irmãos Maiores poderemos avançar nesta vida de maneira que normalmente avançaríamos, apenas em vindouras existências.

O progresso material da humanidade - nos séculos precedentes - foi intenso e obtido às expensas do progresso espiritual; a roda agora deve inverter-se, o homem deve focar sua atenção sobre a espiritualidade voluntariamente, e caso não o fizer, possivelmente se verá “condenado” (atrasado no esquema evolutivo).

Este caminho da Onda de Vida dos Espíritos Virginais passa por quatro distintas fases:

1) Sacrifícios a um Deus de temor.

2) Sacrifícios a um Deus que recompensa e castiga imediatamente.

3) Adoração a um Deus que recompensa e castiga no futuro, dependendo de como foi a (única) existência na Terra de cada um.

4) O desejo interno de praticar o perdão aos nossos irmãos, servindo-os e amando-os altruisticamente, sem considerar uma recompensa. Isto constitui-se na atual forma de conseguirmos progresso evolutivo; nos foi dado por Cristo. Os avançados espiritualmente da humanidade encontram-se nesta fase.

Progressos espirituais estão alocados na batalha Eu Inferior X Eu Superior. O primeiro trava quaisquer desenvolvimento espiritual e fortemente entrincheirado como está, não pode ser eliminado sem o referido embate. Caso nenhuma peleja pareça estar ocorrendo, pode-se dizer que o progresso espiritual – ao menos momentaneamente – está suspenso por algum motivo para esta pessoa.


Pelo contrário, quanto mais despertos e conscientes estejamos desta batalha e mais tenazmente nos empenhamos em dar supremacia ao Eu Superior, maior será a indicação de que progressos espirituais estão sendo conquistados. Estes, são obtidos apenas quando banimos de nossas vidas, gradualmente, o egoísmo, inveja e orgulho.

Isto não se realiza da noite para o dia, nem em umas poucas existências na Terra; desenvolvimento espiritual requer um persistente trabalho consagrado a nosso Eu Superior e – por vezes – penoso e difícil, não existindo, de forma alguma, “iluminação instantânea”. Neste processo haverá provavelmente sacrifícios pós sacrifícios amoldados a cada um individualmente; o que representa sacrifícios para um, pode não ser para outro (“... pelos Anjos do Destino que estando acima de todos os erros dão a cada um e a todos o que necessitam para seu desenvolvimento”, Ritual Rosacruz do Serviço do Templo - Devocional).

Em seu livro Iniciação Antiga e Moderna (vide nota de sugestões de leitura), Max Heindel nos diz: “A primeira lição ensinada é que o homem progride somente através de sacrifícios”).

Aqui, uma prescrição alquímica: em não havendo presentes ofertados pelos Reis Magos (ouro, incenso e mirra) ao menino Jesus (nosso Cristo Interno) não há avanços espirituais, da mesma forma que sem sacrifícios (Getsêmani) não há iluminação (Ressureição/Páscoa).

Elevação espiritual, necessariamente, passa por esta destilação alquímica sendo completamente ineficazes nossos – apenas - conhecimentos de Filosofia Rosacruz, astrologia, cursos, palestras e artigos sem a sua vivência; Cristo nos exorta que “Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figo dos abrolhos?" (Evangelho de Mateus 07:16). Por “frutos” entendamos comportamento.

O grau de nossa consagração a uma vida regenerada, ideais de pureza isentos de egoísmo e a prática do amor aos nossos irmãos, determinará o nível de progresso que faremos na senda espiritual. Boas intenções, ainda que louváveis, não são sinais de avanços luminosos na Senda, se não forem acompanhados de OBRAS

Este artigo está baseado na Lição Mensal do Estudante (“Progresso Evolucionário”) de janeiro do ano 1978 da The Rosicrucian Fellowship e foi palestrado na Semana Max Heindel (janeiro de 1981, mês de falecimento do fundador da Fraternidade Rosacruz) no Centro Rosacruz de São Paulo pelo irmão probacionista Antônio Munhoz.

Nosso progresso evolucionário ata-se a vivenciarmos ao que Cristo nos ensinou e devido a isso, nossa condição de membro, estudante ou probacionista não nos deve colocar numa zona de conforto, acreditando-se que estamos salvos (obtendo progresso evolucionário) e isentos de uma “condenação” (atrasados) pelo – simplíssimo - fato de sermos conhecedores dos Ensinamentos Rosacruzes.


SUGESTÕES DE LEITURA:

1- Evangelho de Lucas 13: 24 e 25, A porta estreita.

2- Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel - Capítulo IX Atrasados e Recém-chegados. Sobre o processo evolutivo.

3- Iniciação Antiga e Moderna, Max Heindel – Capítulo II parte O Lavabo de Bronze. Nos fala sobre a enorme diferenciação entre justificação e consagração.

4- Carta aos Estudantes # 17, Max Heindel – Atrasados na Evolução. Uma explicação sobre “ovelhas perdidas”.

5- Filosofia Rosacruz em P&R Volume I, Max Heindel (vide nota)– Pergunta 95. Os presentes que os Reis Magos ofertaram ao menino Jesus, e que teremos que presentear a nosso Cristo Interno, se desejarmos progressos espirituais.

6- Filosofia Rosacruz em P&R Volume II, Max Heindel (vide nota)– Pergunta 77. Uma abordagem sobre os atrasados irem em direção ao Caos através das luas de Saturno e os avançados dirigirem-se para Júpiter (através de suas luas) e prepararem as condições construtivas para o referido Período.

7- Apegados à Terra, Augusta Foss Heindel (vide nota). A esposa do fundador da Fraternidade Rosacruz discorre sobre a lamentável decisão de se optar de estar na Terra e pertencermos a ela.

8- História da Riqueza do Homem, Leo Huberman.

9- A Riqueza das Nações, Adam Smith.

 As duas últimas citações – clássicas e referenciais no assunto – relatam conquistas, métodos e desenvolvimentos materiais pela humanidade através dos tempos.

NOTA: Livros online (veja aqui). Livros impressos (veja aqui)


Como temos feito no início de cada ano, e já por longo tempo, abaixo estão calculadas as datas em que ocorrem a Lua Nova para o ano de 2026; entenda-se Lua Nova, além da fase astronômica, a conjunção exata entre Sol e Lua no mesmo grau de um signo astrológico.

Consultemos nosso Tema Natal (horóscopo), vejamos em que Casa Zodiacal ocorrem estas Lunações; há uma tendência desta Casa (e sua natureza) ser ativada.

Observemos também se estas Lunações fazem aspectos (conjunção, sextil, quadratura, trígono ou oposição) com algum planeta radical de nosso horóscopo e também com o Meio Céu, Ascendente, Cabeça/Cauda de Dragão e a Roda da Fortuna.

O casal Heindel (Astrodiagnose - Um Guia de Saúde), em várias intepretações de Temas Natais, cita a importância mensal da Lua Nova nos horóscopos.

Agradeçamos a Deus (e os Anjos do Destino) por estas experiências – sejam quais forem – solicitando aos Irmãos Maiores para que as possamos assimilar, alavancando assim um progresso evolucionário.

Todo nosso Tema Natal e seus aspectos são BENÇÃOS DIVINAS que nos fornecem experiências e crescimento anímico: os objetivos de nossos (re)nascimentos na Terra. Uma meditação sobre o Diagrama 05 do Conceito Rosacruz do Cosmos seria de grande valia para isto.

Dediquemos todos os dias do Ano Novo a amarmos nossos semelhantes e prestar-lhes serviço, tal qual Cristo (O Maior Iniciado do Período Solar) nos exortou; sem isto, a Filosofia Rosacruz e astrologia será uma inutilidade e perda de tempo.

OBSERVAÇÕES

O horário refere-se ao de Brasília e devemos levar em consideração também os aspectos de trânsitos de todos os planetas com as posições dos planetas radicais, bem como as progressões, para uma completa interpretação.


Este artigo está sendo dedicado a Max Heindel por ocasião do 107º aniversário de seu falecimento. 1919-2026.



Nenhum comentário:

Postar um comentário