22/08/2023

Cartas de Max Heindel do Curso Superior de Astrologia - CARTA 08

 
REFERENTE À LIÇÃO 8 DO CURSO SUPERIOR DE ASTROLOGIA

ASSUNTO PROGRESSÃO DO MEIO DO CÉU E DO ASCENDENTE - CONT. (Veja nota final)

Querida(o) Irmã(o)


“Amor” é uma palavra de que se tem abusado muito, pois a emoção assim chamada, está comumente tingida de paixão e desejo, que é mais marciano que venusiano. Para Vênus é melhor a palavra “Aliança”, que sugere uma união mais íntima, mescla das almas de duas ou mais pessoas que compõem uma família; mas, “Altruísmo”, a nota-chave de Urano indica aquele amor a toda a humanidade, sentido por nosso Salvador, quando lamentando sobre Jerusalém, aplicou-lhe aquele maravilhoso similar da galinha, colocando seus pintainhos debaixo de suas asas. Urano é a oitava superior de Vênus e quem esteja disposto a entrar no Caminho da Preparação que conduz ao Caminho da Iniciação deve aprender gradualmente a sobrepor ao amor de Vênus, que unifica as famílias, e começar a cultivar o altruísmo de Urano que abraça toda a humanidade. Os aspectos de Mercúrio, Netuno e Urano trazem as provas que ajudam nossa evolução – quando superadas e que nos entorpecem quando nos deixamos arrastar por elas. A meta é elevada e aqueles que gostam das alturas se arriscam a cair. Quando tentamos transcender o amor de Vênus e cultivar o altruísmo de Urano, estamos em um grande perigo, pois, as vidas mais proeminentes se vêem alguma vez arruinadas pela teoria perniciosa das almas gêmeas, pelos assuntos de amor clandestino e por perversão da função criadora.

Num horóscopo como o que estamos considerando, onde o progredido Meio do Céu forma quadratura com Netuno na 12a. casa e ao mesmo tempo Netuno se opõe a Urano sobre a cúspide da 7a. casa, temos uma das mais perigosas combinações, pois, o aspecto de Netuno tende a atrair os espíritos obsessores. Estas vis entidades têm grande destreza para enganar suas desprevenidas vítimas e atraí-las às mais abomináveis práticas, como indicam os aspectos de Urano e Netuno. A dupla quadratura no Meio do Céu, que governa as honrarias e a posição social, indica que um escândalo público é inevitável SE NÃO....

Sim, graças a Deus, sempre existe este “se não...”, pois, em uma análise final há que contar com a divina faculdade da razão, que o homem possue. A experiência nos tem ensinado que é falta de critério fiar-se nas aparências, quando uma pessoa aspira a um cargo de confiança lhe pedimos credenciais, tiramos uma ficha de seus antecedentes. Não devemos ser muito mais cuidadosos para com as “vozes espirituais” que nos vêem do invisível? Paulo exortava a seus discípulos a “provar aos espíritos”. “Por seus frutos os conhecereis”. Amor, Alegria, Paz, Clemência, Carinho, Bondade, Fidelidade, Humildade e Domínio Próprio são citados como “frutos do espírito piedoso”. Paulo exorta, especialmente a seus seguidores a não fazer uso de sua liberdade por “motivo carnal”, pois, a libertinagem é o primeiro “fruto da sensualidade”.

Paulo falava ao povo sobre o Caminho da Preparação e todos os que se fizerem merecedores de receber tais lições, ainda que em diversas etapas, encontrarão as vibrações de Urano, que lhes estimularão o amor além do círculo familiar. Que Deus bendiga os esforços que fareis em tal sentido.

Mas, recordem que o altruísmo não pede que o amor aos demais seja correspondido, e nada tem a ver com o sexo; também não DIMINUE o amor para com nossas famílias, pois, estando perto de nós sentirão o aumento do nosso amor. Se nosso amor não der tais frutos, não será uraniano, mas venusiano; e, também não nos fará progredir no Estreito Caminho. Quando Netuno está colocado na 12a. casa, a tentação procede das vozes espirituais; quando está colocado na 9a. casa, é nossa própria mente; e, se estiver colocado na 7a. casa, procede de um associado, etc., etc.

A todo o que vencer, o farei coluna do templo”.

 Seu, mui fraternalmente, MAX HEINDEL


************************

OBSERVE que a partir da carta 5, Max Heindel se dirige ao estudante praticamente juntando a carta com a lição numa conversação aberta e fraternal. 

Tradução da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil (Se divulgar, favor manter os créditos)

NOTAS: 
1 - O horóscopo a que Max Heindel se refere em todo o Curso Superior de Astrologia é o do Dia do nascimento 12-09-1911 Lat.48 N Long. 122 Oeste - 0:50 AM

2 - Embora sejam citados páginas de obras a serem consultadas as cartas continuam válidas se nos prendermos ao aspecto espiritual de prestação de serviço aos demais que Max Heindel sempre enfatiza em suas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário