23/03/2013

Os Solstícios e Equinócios na Mitologia

 Adônis era um jovem e formoso caçador. Afrodite se apaixonou por ele e o seguia nas caçadas, para protegê-lo. Apesar de seus cuidados, um dia Adônis foi mortalmente ferido por um javali. Afrodite desesperou-se e Zeus, compadecido, resolveu preservar-lhe o amado.Mas condicionou que Adônis ficasse seis meses no Hades e seis meses na Terra.

Mensagem: Adônis representa o Verão e o Inverno. Enquanto Verão é vida abundante e bela, cheia de pujança. Mas a sabedoria de Deus (símbolo do javali) previu também o inverno em que tudo fica aparentemente morto, com a vida adormecida no solo (Hades), período indispensável ao repouso, assimilação e preparo para novo ano.
Perséfone (no mito grego; no mito romano o nome é Proserpina)era filha e Céres (deusa da Agricultura, cujo nome deu origem a cereal) Perséfone foi raptada por Plutão, deus do Hades, quando colhia flores no campo. Céres ficou desesperada e, na busca da filha, acabou negligenciando seus misteres agrícolas. Isto preocupou Zeus (Júpiter) eo levou a interceder por ela, junto a Plutão. Este concordou em libertá-la, desde que ela nada tivesse comido no Hades. Mas, infelizmente, Perséfone havia comido alguns grãos de romã, o que a ligava ao Hades. Então, só pode Zeus  conseguir que ela ficasse seis meses no Hades (como esposa de Plutão) e seis meses junto à mãe, na superfície da Terra.
 
Mensagem: Perséfone (ou Proserpina) é símbolo da Primavera e Outono. Como Primavera (colhendo flores no campo) é manifestação da vida na Terra ( filha de Céres). Ao mesmo tempo, para cumprir sua missão produtiva, deve enterrar sua semente na terra (a romã é representativa da fecundidade) para gerar (esposa de Plutão - signo gerador), até que, em nova primavera, os brotos aflorem à superfície em renovada oferta de amor (Céres em regozijo com sua filha).
publicado na revista Serviço Rosacruz,abril, 1976
Veja também: O Drama Anual Crístico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário