04/07/2021

ASTROLOGIA E RELIGIÃO

Introdução por Jonas Taucci

A Lição Mensal do Estudante de novembro do ano 1.969 de nossa Sede Mundial (Oceanside), com o título acima, foi lida (tradução simultânea do espanhol para o português) no Centro Rosacruz de Santo André, pelo probacionista Cristovão Martins, em julho de 1.989, por ocasião do 124º aniversário de nascimento de Max Heindel. Antecipadamente divulgado, o evento contou com a presença de vários representantes dos Centros Rosacruz da Penha, Lapa, São Paulo e São José dos Campos, que teceram comentários sobre esta Lição. Muitas pessoas que através de prévia divulgação em jornais e revistas, compareceram também.

Recentemente esta Lição - na íntegra - foi traduzida/digitada (abaixo) para o português pelo probacionista Roberto Gomes da Costa, da Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro, acrescida de um comentário feito pelo mesmo, o qual segue após a tradução.

Trata-se, sem dúvidas, de um verdadeiro e profundo TRATADO ASTROLÓGICO.

Contudo, sejamos conscientes que apenas a aquisição de conhecimentos astrológicos não nos levará a lugar algum, e seremos meramente SERVOS IMPRODUTIVOS DOS IRMÃOS MAIORES (Max Heindel – Ensinamentos de um iniciado – capítulo XX - Nosso trabalho no mundo/Parte I ).

Há que se ter uma utilidade – prática, e não retórica - para estes conhecimentos: astrologiemo-nos!  

ASTROLOGIA E RELIGIÃO

Um conhecimento dos fundamentos da Astrologia é absolutamente necessário para uma adequada compreensão dos Ensinamentos Rosacruzes. O Plano Cósmico Divino que guia e promove a evolução de todos os seres vivos é, em realidade, um “Plano Astrológico”. Este padrão ou desenho astrológico compreende o Zodíaco e o Sistema Solar que circunda. O Zodíaco é a base de todas as influências astrológicas e a natureza desta banda viva de luz deve ser compreendida se desejamos ter uma visão compreensiva desta ciência. Nos Ensinamentos ocultos o Zodíaco é considerado “a matriz do Sistema Solar” e as Escolas de Mistérios também mostram que a futura evolução do Sistema Solar contempla o mesmo.

Portanto vemos que o Zodíaco antecede ao Sistema Solar e também que está composto por forças cósmicas maiores que as que constituem nosso Sistema Solar. O Zodíaco (não as constelações que estão situadas na faixa do Zodíaco) é invisível à visão física. Sem dúvida, não é uma simples abstração. Nos planos internos se revela como uma banda de luz que circunda completamente o sistema solar. Parece ter ao redor de 18º de amplitude, é concêntrico com nosso sistema e se estende algo mais além de nossos mais distantes planetas. A primeira visão que o aspirante tem desta segmentada banda de luz lhe dá um novo significado à frase oculta “Roda da Vida” e quando se vê absorto contemplando o grandioso desenho geométrico, este começa cada vez mais a revelar sua natureza interna. Desde cada signo são projetadas forças para o interior, para o sistema solar e o Ego responde às qualidades dominantes de cada um conforme seu horóscopo.

Ao maravilhar-se ante tal manifestação, a mensagem reverbera em seus sentidos com tal força que se vê obrigado a retirar-se para dirigir sua atenção à expressão destes elevados ideais em sua vida diária. Mais adiante, com seu desenvolvimento, entretanto, um aspecto mais surpreendente do Zodíaco revela-se ao aspirante, pois pode ver que cada signo está pleno de radiações de forças divinas. Estes grupos de seres celestiais são as Hierarquias que compõem o Zodíaco, as quais, coletivamente, são Deus, o Criador do Sistema Solar. Porém, novamente, o aspirante se vê obrigado a retroceder ante o poder maravilhoso que irradiam quando enfocam combinadamente suas energias sobre o sistema solar. Atualmente, o homem não pode resistir ao olhar direto destes grandes seres e sim deve proteger-se de Sua Luz por meio da matéria dos planos inferiores. Entretanto, uma visão geral deste espetáculo tão privilegiado revela o conteúdo de livros inteiros e concede novo vigor aos que escolheram esse caminho. O olhar brilhante destes seres celestiais, à medida que enfocam sua atenção para dentro, é talvez a mais impressionante característica desta maravilhosa ostentação de poder criador.

O aspirante também obtém uma melhor compreensão da Criação, ao inteirar-se de como os esforços concertados das doze Hierarquias Divinas puseram em movimento a espiral de massa nebulosa que se condensou no que agora é o sistema solar.

O Gênesis também revela seus segredos: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.” Esta frase foi pronunciada pelos Elohim e a Obra das Hierarquias continua, pois o lar do homem está, todavia dentro da “matriz cósmica” e é ainda somente um embrião.

À medida que o Sol, por precessão, entra em um novo signo do Zodíaco, o tom dominante do Hino Celestial muda para esse signo, porque os seres pertencentes a ele entram em uma mais ativa fase de trabalho. Deles é agora a responsabilidade de guiar as ondas de vida em evolução durante uma época de aproximadamente 2100 anos.

Presentemente, o Sol cruza o equador para o norte no signo de Peixes, mas se aproxima de fazê-lo, por precessão dos equinócios, no signo de Aquário. Consequentemente, a componente pisciana da Palavra Criadora está lentamente perdendo sua influência e um novo trecho do “Cântico de Vida” está começando a ser ouvido na Terra.

Os Anjos, os Arcanjos, os elementais, todos estão atentos para ouvir as novas notas e as usam para produzir novas condições e por sua vez cada signo regente nos proporciona a ajuda e as lições que nos correspondam. Novas artes, novos conhecimentos e novas religiões são dadas à humanidade a cada nova era, à medida que o Sol viaja por precessão através dos signos.

A Religião Esotérica, também, como é dada ao mundo pelas Escolas de Mistérios, se torna mais compreensível de época em época à medida que os que custodiam os ensinamentos ocultos revelam mais plenamente os detalhes dos Planos do Supremo Arquiteto. Devido a isso, podemos dar-nos conta da necessidade de dar prioridade às antigas religiões, exotéricas ou esotéricas. Não é somente porque a última religião dada a uma nação seja mais compreensível, senão também pelo importante fato de que todos os agentes espirituais estão dando seu apoio completo à Hierarquia governante em predominância.

 A presente Era de Peixes deu e está dando ao mundo a Religião Cristã, pelo que era de esperar que Cristo rege agora supremo nos mundos espirituais. Seu Reino é o Reino do Amor e Ele exerce uma influência unificante sobre todo o mundo. As Hostes Celestiais reverenciam o Novo Rei e dão especial ajuda a todos os que reconhecem Sua influência e podem responder a ela.

E assim como constatamos que o Cristianismo Exotérico é a mais avançada das religiões ortodoxas, constatamos também que o Cristianismo Esotérico (Ensinamentos Rosacruzes) é o mais iluminador de todos os Ensinamentos ocultos. Quanto mais estudemos as antigas filosofias, mais nos rendemos aos incomparáveis Ensinamentos dados ao mundo pelos Irmãos Maiores da Escola de Mistérios Rosacruz.

Antes de Cristo Jesus todas as crenças dadas à humanidade foram religiões de raça e sua influência era altamente separatista. Introduzidas sob o reinado de Jeová, essas religiões foram instituídas para fomentar em realidade o egoísmo e estimular o desejo. Devemos recordar que elas foram apenas um meio para que um fim fosse atingido.

Cada uma delas foi estabelecida para promover o desenvolvimento de alguma fase particular da natureza humana. O homem primitivo era letárgico e até indolente e necessitava de um estímulo, um incentivo para a ação com o objetivo de progredir.

As religiões separatistas de raça preencheram essa necessidade.

O homem foi impelido a trabalhar no esforço por satisfazer sua natureza de desejos despertada e, então, mediante sua influência, veio o desenvolvimento do discernimento, um definido passo adiante.

As religiões de Jeová variaram externamente para acomodarem-se ao tempo e às necessidades de cada raça, mas em princípio permaneceram sendo as mesmas, todas se caracterizando por sus influência separatista. Uma nova luz foi dada ao mundo, sem dúvida, com o advento da religião do Filho.

O unificante princípio do amor que Ele traz está dissipando lenta, mas seguramente, o medo e o ódio engendrados sob a Lei de Jeová. Vemos então por que as antigas religiões dadas por Jeová não podem ser comparadas com a nova religião do Filho. Tampouco pode haver comparação entre as remotas doutrinas ocultas e o Novo Ensinamento Esotérico Cristão conhecido com a Filosofia Rosacruz.

Entramos em um novo regime em duplo sentido: não somente entramos sob a influência de uma nova Hierarquia Zodiacal, como também uma distinta divindade planetária (o Filho) substituiu a Jeová (o Espírito Santo). No Reino de Cristo as religiões do futuro se distinguirão por seu unificante princípio do amor, assim como no passado as religiões de raça de Jeová se caracterizavam por suas diversas e separatistas qualidades.

Hoje em dia, na maioria dos países, encontramos tanto as antigas religiões de raça como a religião da nova época, ensinadas em paralelo. Sem dúvida, a Luz de Cristo já modificou grandemente os ensinamentos mais antigos e, com o tempo, todas as raças reconhecerão a Cristo como indicador do Caminho. Na realidade, não existe outro caminho. Cristo disse: ”Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Ele nos prepara e nos entrega ao Reino do Pai, porque assim como o Espírito Santo se submeteu ao Filho, assim finalmente o Filho entregará Seu Rebanho ao Pai. Ensinaram-nos muito pouco em relação a vindoura religião do Pai, com exceção que será um Reino de unificação ainda maior que a do Filho e que então nos identificaremos com Ele em um grau que presentemente não poderíamos compreender.

Portanto, assim como o Sol, por precessão dos equinócios, recorre signo após signo em uma viagem ao longo da via Zodiacal, assim também a humanidade, espiral após espiral, se eleva a maiores alturas. Nossa proporção de progresso, sem dúvida, é mais rápida quando nos empenhamos em aprender as lições que as Hierarquias governante em destaque nos apresenta, sendo essa a lição que desejamos realçar na presente lição. Nas Escrituras lemos: “Esforça-te em entrar pela porta estreita”. Este é, talvez, o mais instrutivo e significativo versículo que se encontra na Sagrada Escritura.

O sentido é claro: nos ordena dominar as lições e praticar a religião dadas pela Hierarquia Zodiacal governante em predominância. Por isso é a rua que se chama direta, a porta aberta, através da qual a Divindade Solar derrama suas bendições sobre a Terra e suas ondas de vida em evolução. Através da Porta Aberta Pisciana todos os agentes espirituais uniram-se para nos trazer as bênçãos da Religião Cristã.

Quando o rio divino gradualmente desviou seu curso para Aquário, nossos amigos divinos puderam revelar à humanidade em geral algumas das maravilhas do Cristianismo Esotérico incorporadas à Filosofia Rosacruz. Resulta em vão, portanto, buscar as verdades nas glórias de outrora. A luz solar do verão passado não pode alimentar as forças vitais das plantas de hoje.

Com a vinda de Cristo “o véu do Templo se rasgou” e o Mistério do Santo dos Santos se revela agora a todo sincero buscador. Já não há mais segredos concernentes à Iniciação e à vida superior.

E como custodiantes da Luz do Mundo, o Cristianismo Esotérico, os Rosacruzes não dogmatizam e sim estão prontos a dar uma explicação clara para todos os mistérios da vida. As novas doutrinas, sem dúvida, tardam a ser aceitas.

A humanidade, em geral, resiste a mudar os pensamentos e hábitos estabelecidos.

Os educadores afirmam que a falta de adaptabilidade é o maior obstáculo para o progresso. Não obstante, nos anos da Era de Aquário vindoura, os Ensinamentos Rosacruzes terão reconhecimento mundial, porque são os Ensinamentos das Hierarquias que administram os assuntos da Terra e sua assinatura terminará por estampar-se indelevelmente sobre nossa humanidade, como ocorreu com as impressões religiosas deixadas pelas Hierarquias governantes sobre as raças que estiveram sob sua direção.

Ilustração da obra “Sphoera Mundi”, ano 1537, de  autoria do  astrônomo, pedagogo, astrólogo e monge (possivelmente inglês) Johannes Sacrobosco (c. 1195 - c. 1256).

REFLEXÃO SOBRE PLANETAS, SOL E ZODÍACOS

Por Roberto Gomes da Costa

Há alguns meses, comentei com um amigo que o conceito de Zodíaco talvez pudesse ser aplicado a outros sistemas solares e assim a ciência da Astrologia poderia ser universal, adaptada é claro, a cada um desses sistemas.

Bem a propósito, relendo o Conceito Rosacruz no Capítulo XI, que trata da evolução do nosso Sistema Solar, saltou-me aos olhos o trecho abaixo transcrito.

“O Conceito Rosacruz do Cosmos ensina que está reservado aos planetas uma evolução ulterior. Quando os seres de um planeta se desenvolvem até um certo grau, o planeta converte-se em Sol, o centro fixo de um Sistema Solar. Se esses seres evoluem em maior grau ainda, aquele sol alcança o máximo de esplendor, transformando-se em Zodíaco, convertendo-se, por assim dizer, em matriz de um novo sistema solar”.

“Dessa maneira, as grandes Hostes de Seres Divinos confinadas no sol adquirem liberdade de ação sobre um número maior de estrelas, podendo afetar de diversas formas o sistema que está crescendo dentro de sua própria esfera de influência”.

Esse trecho do Conceito torna viável a ideia de que o conceito de Zodíaco poderia ser aplicado a outros sistemas solares, pois a afirmação feita no Conceito aplica-se a qualquer sistema solar. Com base no exposto, pode-se também inferir, do ensinamento citado, que a existência de um Zodíaco é essencial para a criação e evolução de um Sistema Solar, pois foi afirmado que um Zodíaco é a matriz de um novo sistema solar.

Na fase de Involução do Sistema Solar, se levarmos em conta o que ocorreu com o nosso Sistema Solar, a atividade das Hierarquias Criadoras foi essencial para que os seres evoluindo nesse nosso habitat, desde os Senhores da Mente até os atuais minerais, dispusessem dos átomos sementes de seus veículos materiais e tivessem despertados seus veículos de natureza espiritual para poderem se desenvolver na fase evolutiva do processo.

As Hierarquias Criadoras, além desse trabalho feito na fase involutiva do processo de evolução, mantêm-se ativas para cuidar da manutenção desses veículos, até que essas ondas de vida possam ficar a cargo conscientemente de suas funções orgânicas. Mais ainda, é função dessas Hierarquias preparar as condições necessárias para prover o processo evolutivo das influências adequadas às necessidades evolutivas dos seres em desenvolvimento, condições essas que são objeto de estudo da Astrologia.

Outro ponto importante que ocorreu durante a fase de Involução foi a formação, nos próprios domínios de Deus, de Seres capazes de se tornarem responsáveis por atividades essenciais para o Plano Divino tornar-se realidade na fase evolutiva do processo e que constituem a Santíssima Trindade, formada pelo Pai, o mais elevado Iniciado do Período de Saturno, o Filho, o mais elevado Iniciado do Período Solar e o Espírito Santo, o mais elevado Iniciado do Período Lunar.

Esses três Seres puderam desenvolver veículos que fazem parte do mais elevado dos mundos que é o Mundo de Deus, conforme mostra o Diagrama 14 do Conceito Rosacruz do Cosmos.

Devido à elevação que alcançaram, são capazes de atuar conscientemente no mundo mais elevado do 7º Plano Cósmico e assim agirem integralmente de acordo com a Vontade e a Sabedoria de Deus.

Outra conclusão que podemos inferir de todo o exposto é que, qualquer que seja o sistema solar considerado, a Divina Ciência da Astrologia estará presente, conforme dito de início, adaptada, é claro, às características desse sistema solar e ao Plano Divino que o originou.

É possível também que, em Planos Cósmicos superiores, tenha sido criada uma Metaciência de Astrologia como base para a Criação de Sistemas Solares, ou seja, os Elevados Seres Espirituais dos sistemas solares e dos zodíacos podem conceber seus Planos de Criação levando em conta os princípios estabelecidos por essa Meta –Ciência de Astrologia. A conferir quando tivermos condições de entender o que está muito acima de nossa capacidade atual de compreensão. Ajudados pela Lei da Analogia, temos apenas acesso a vislumbres desse conhecimento maravilhoso que fortalecem nossa fé e a nossa gratidão por podermos participar com maior eficácia dessa abençoada Obra, servindo-A.

Um comentário: